segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que é a solidão?

Se eu for pegar o significado de um dicionário não conseguirá explicar o que é sentir solidão. É algo sufocante, já li em diversos textos dizendo que solidão é estar entre mil pessoas e sentir falta de apenas uma, isso parece uma visão doentia de carência, de depender de outra pessoa, certo? Errado
Eu sou adepto de uma teoria que ouvi em algum lugar que não me lembro agora dizendo sobre o casamento, ela dizia mais ou menos o seguinte: por que as pessoas se casam? Imagine que são 7 bilhões de humanos no mundo, uma pessoa perto desse numero é um grão, se passar a vida sozinha, será sempre um grão. Quando você se casa passa a dividir sua vida com outra pessoa, ou seja, ao menos uma pessoa de 7 bilhões saberá de tu nasceu, viveu, procriou e faleceu. Uma pessoa pra ser testemunha de um fato unicamente individual, a sua vida.
Sim, é claro que eu também acredito no amor, não que eu já tenha sentido, mas devo conhecer uma ponta desse vasto sentimento. Alguns poderão falar que casaram por amor, de fato é verdade sendo que se a vida é teu bem maior você não a dividiria com qualquer pessoa, você amaria alguém para deixar com que alguém estivesse em sua vida.
Diria que solidão não é um sentimento, é um estado. Ela não te machuca simplesmente por você não ter um relacionamento, ela castiga também pela falta de amizades sinceras e pela falta de carinho. Mas alem de estado o bom é que ela também é um momento, que pode passar rapidinho pela chegada de alguém que lhe roube sorrisos ou pode ser prolongada, afinal isso depende da forma com que tu enxergas e age na  vida.
Então ai vai uma dica para nunca sentir isso, tu gostas de amigos que lhe apóiam, lhe procuram lhe faz rir? Se a resposta for sim(e claro que será) se pergunte se você é esse tipo de amizade para as pessoas de seu convívio.
Se estiver solteiro e sente saudade de alguém ao seu lado, não se preocupe. Agradeça todos os dias pelas pessoas que não deram certo contigo, pois isso quer dizer que a pessoa ideal ainda vai aparecer. Quando? Quando você estiver pronto.
E por ultimo, quando se sentir sozinho, lembre que isso logo passará e como diria o mestre Renato Russo: “ mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez, eu sei...”

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O poder ou maldição da verdade

O poder ou maldição da verdade


Verdade(latim veritas, - atis, verdade, sinceridade, realidade).
O que é verdade? Uma palavra? Uma ordem libertária? Uma perspectiva?
Uma simples palavra pode ser uma vertente entre bom e ruim.
Eu conheço o poder da verdade, muitas vezes fugi dela achando que ignorá-la seria a melhor saída. Muitas vezes utilizei-a como justificativa de escolhas erradas, mas que no momento era minha verdade.
Sei o poder da verdade em verbos escritos por sábios e loucos, sei das verdades pronunciada pela voz ingênua das crianças, vi verdade no amor de um casal, e vi a verdade também acabando com relacionamentos.
Vi a verdade derrubar meu herói em uma cama de hospital e tive que aceitar os fatos conseqüentes.
Algumas pessoas dizem que não há nada melhor que sinceridade, concordo com elas, mas até que ponto?
Algumas pessoas não estão preparadas para ouvir aquilo que de fato elas merecem, outras falam coisas alem do que os outros merecem ouvir para agradá-las, iniciando assim, um belo jogo de aparências.
Não sou sincero o tempo todo, tento ser na medida do possível, mas se você for humano, sabe, terá que um dia esconder a verdade, para não magoar, para não destruir ou para se favorecer.
Sim são efeitos colaterais que a verdade traz. Pegamos o exemplo de nossas crianças, natal páscoa dentes moles, se você se considere uma pessoa verdadeira acabe com a magia dessas comemorações pra crianças, diga que natal é uma época consumista que ninguém liga pra ninguém e que o Noel é só o seu vizinho idoso e gordinho tentando tirar uma grana, com uma roupa vermelha e uma barba falsa. Diga que a páscoa também é uma época consumista e que ninguém não está nem ai pro verdadeiro sentido das comemorações e que só vale pra comprar chocolate e o coelhinho da páscoa também não existe, e sim donos de fabricas ricos. Avise-a que ninguém vai dar nada pra ela que ela está ficando banguela, mostre que é algo biologicamente comum que isso quer dizer que ela está trocando seus dentes de leite, e que fadinha do dente é só algo inventado pra confortar as crianças que perdem parte de si(sensacionalista né?).
Ao dizer a verdade você acabaria transformando seu filho, sobrinho ou qualquer outro parente em uma criança que saberá a verdade e não sonhará mais.
Não se preocupe como tudo na vida ela ira descobrir, ela ira crescer e saber mentir e dizer a verdade. Saber como manipular essa palavra infelizmente é algo que a vida nos ensina.
Ame de verdade, brinque, ria, trabalhe, se preocupe, cuide e viva
Mas lembre-se nem sempre a verdade deve ser dita, mas a sinceridade com o sentimento essa sim deve ser respeitada.