quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Abraços e Partidas

Um dia escrevi neste mesmo blog um texto que falava sobre o tempo da ampulheta que limita a convivência com alguma pessoa (vide postagem em 20 de julho deste ano) e creio que neste momento a areia da ampulheta se esvaziou e eu estou deixando a vida de muitos por aqui.
Muito aprendi e estou aprendendo com as pessoas que eu convivi e convivo. Venho agradecer a cada um que soube me aceitar em suas vidas, mesmo eu sendo inflexível e arrogante muitas vezes, as que ficaram souberam relevar-se sobre a minha indelicadeza e hoje vejo o quanto eles foram adultos e eu infantil.
Eu aprendi também que o abraço é a maneira universal de demonstrar o tanto que alguém importa pra você no gestual, e as vezes nenhuma palavra ira superar o calor de um abraço. Eu queria poder abraçar cada um de vocês, desta cidade, mas eu não suportaria a dor de partir. Um dia espero voltar e ao invés de abrações e partidas, sejam abraços e bem vindas.
Eu saio de São Paulo, com muitos ensinamentos e eu os levarei por toda minha vida, e abraço minha nova casa, as pessoas que entraram em minha vida com o mesmo carinho com que fui recebido na vida de cada um de vocês. Isso não é um adeus e sim um até breve. Os levarei por todo caminho aonde meus pés me levarem.
Aquele abraço...


Ass: Marcelo Alves

sábado, 30 de novembro de 2013

O Momento


Quantas vezes você parou para admirar a lua? Quantas vezes você vislumbrou a dança das árvores com o vento em suas copas?
Com o mundo tecnológico a todo vapor, nós, humanos,  estamos perdendo a habilidade de admirar um crepúsculo, pois temos imagens belíssimas no GOOGLE  e com isso, acabou-se a vontade  de ir em determinados lugares só para ter a emoção de uma cena única.
Estamos perdendo a vontade de escrever cartas, mandar e-mail é mais rápido e gera menos esforços. Não me venha com a desculpa de que e-mails são ecologicamente corretos, pois papel pode ser reciclado e ligar seu computador gera mais problemas.
Olhe meu mau exemplo, escrevendo em um blog, mas, não ligo em ser hipócrita neste aspecto, ao menos admito que estou errando e afirmo que não irei parar tão cedo.
Redes sociais, sou extremamente viciado. Ela nos inibe de mantermos relações mais humanas. Hoje se você sente falta de alguém, inicia-se o bate papo online. Não há mais encontros e rodas de amizade em lugares físicos (sim há exceções), mas a vídeo conferencia impera em varias ocasiões.
Hoje as conversas se limitam em: “ Oi tudo bem? Novidades? Estou saindo me mande um whatsapp. As pessoas reclamam da solidão sem perceber que o mundo e elas mesmas se anulam.
Como apelo e dica eu digo: nunca deixe que seu computador ou a tecnologia ao redor o consuma. E lembre-se que o momento mais importante da sua vida é o minuto presente em que se respira.

sábado, 23 de novembro de 2013

Paz consciência.

Sempre defendi a tese que a arte de viver está em todas as experiências que possuímos, sejam elas boas ou ruins. Cada historia que passa na sua vida te deixa uma mensagem, positiva ou negativa, basta você saber interpretar e aprender com ela.
Quantas vezes você consegue olhar para traz sem rancor de nada? Aposto e ganho, dizendo que todos tem ao menos um arrependimento na vida, o arrependimento de não ter escolhido a um lugar, ou de dizer algo apropriado no momento ou até mesmo de não ter se respeitado o suficiente para impor suas vontades.
Como a maioria, eu tenho meus arrependimentos por muito dos motivos acima, e ainda hoje me arrependo às vezes, mas, com menos frequência de alguns anos atrás. Com o tempo fui aprendendo a viver, ainda falta muita coisa a ser aprendida.
Eu ainda olho a maioria das minhas historias com rancor, ainda me culpo e culpo outras pessoas por alguns fracassos. Estou errado? Somente eu e minha verdade podemos responder a isso e sim acho que estou errado.  Sou conformado com isso? Sim, pois o que já foi escrito não pode se apagar porem me policio para que eu não escreva duas vezes a mesma historias, e assim, não tenha os mesmos erros que tive.
Não prego a perfeição, mas prezo pela paz consciência. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Olhos

De algum lugar de São Paulo dois olhos estão a observar o movimento e o cotidiano da vida.
Meio cansados, às vezes força a vista para que possa ter certeza de que, aquilo que viu, é verdade ou ilusão. Dois olhos que dizem muito a respeito de si próprio, basta saber decifrar nas suas cores verdes os segredos de uma alma livre.
De outro lugar, porém, dois olhos castanhos  buscam a verdade daquele olhar, roubando para si mesmo, algo que a muito tempo não possui, o amor.
A sabedoria vista nesse olhar não se remete apena a uma existência, mas sim, a uma infinidade de vidas e fracassos. Olhos que muitas vezes se enganaram, vendo ouro aonde somente havia pedras sem valor.
Algo os unia na mesma direção, como se buscassem um ao outro no meio dos prédios e arranha-céus na selva de pedra, algo que muitos denominam coincidência aonde na certeza existia destino.

Muitas vezes tudo o que precisamos é de uma luz que possa nos guiar até as respostas corretas, essa luz as vezes é apenas um reflexo de algum olhar que busca o seu. Não importa cores dos olhos para que a luz seja brilhante e incandescente ao coração, cada qual par de olhos sempre terá o seu reflexo nos olhos de outrem. Sempre deixe bem seus olhos abertos para que a vida lhe de a surpresa de um olhar que busca um dia encontrar o seu.

sábado, 16 de novembro de 2013

Raízes no Coração

“É uma operação de risco, e o senhor sabe bem disso”.  “Faça”, respondi, e assim foi feito.
Meus olhos cansados pelas cenas que viu, agora se fechavam.  Meu corpo somente sentia o frio da sala de operação, e eu enfim teria algo que sempre busquei,  a paz. Esse processo começou quando a conheci, e eu mal sabia isso iria mudar minha vida.
Um esbarrão na estação de metro mais lotada da cidade, um pedido de desculpa e uma paixão a primeira vista avassaladora. Sim isso é algo que pensava ser impossível aconteceu. A primeira coisa que me lembro dela foram seus olhos, castanhos esverdeados, em segundo plano seu rosto irritado por ter se espalhado no chão todas suas coisas. Ajudei-a pegar e recolher cada pedaço de papel que fora chutado pela multidão, e nada mais justo ofereci um café, ela relutante aceitou.
Eles injetam algo pelo cateter e sinto o braço  gelando, minha memoria falha, um cochilo? Não é a sedação.
Nos últimos minuto que tive de sanidade lembrei-me de dias felizes e triste que tive com ela a partir daquele café, cada emoção, cada história, eu sentirei falta desses dias. Por fim veio a lembrança de porque estava ali, porque pedi ajuda médica. Da mesma maneira que surgiu para mim acabou para ela. Suportar sua perda,  não estava sendo fácil, então soube de uma clinica que” roubava lembranças” e pedi que a arrancasse ela e suas raízes do meu coração.

“Feito, acorde senhor”,  despertei  e chorei pois nesta cirurgia descobri que por mais fantasioso que seja a frase : não da pra tirar da cabeça o que não sai do coração. Fazia um sentido imenso, infelizmente eu ainda a amava... 

sábado, 17 de agosto de 2013

O que define o que você é? São seus atos ou aquilo que você diz?

Quem nunca se deparou com uma pessoa que disse, faças o que eu digo e não o que eu faço, não saberá dizer de fato o que o define. Geralmente são os pais que falam essa celebre frase para mostrar o que é um exemplo de verdade, mas então eu pergunto: um bom exemplo é um ato ou uma palavra que não condiz com aquilo que você faz? O que nos torna verdadeiros exemplos é a habilidade de tomar atitudes baseadas em suas próprias palavras. Com isso nos tornamos bons ou maus exemplos. Uma coisa que sempre defendi e defendo é o bom uso da verdade, há algum tempo eu estava confuso com o poder ou a maldição da verdade, quem acompanhou o blog sabe o que estou falando quem não acompanhou fuçam e achem o que eu estou falando. Hoje creio que a verdade sobre o que você deseja e pensa deve ser mais respeitada que tudo. É bem “faça sua vontade” e aguenta o “tranco” da vida. Mas para se definir ache o termo entre o que é justo, certo, e preciso, seja justo em seus julgamentos, consigo e com os outros, sobre qualquer assunto ou situação. Faça o que é certo independente das consequências que isso possa lhe causar alguns transtornos, antes um pequeno problema do que uma complicação maior. Seja preciso nas suas atitudes, nunca deixe algo pela metade, seja conclusivo e absoluto nas conclusões. Fazendo assim o ditado muda para faça o que digo e o que faço, e acrescentando, o que define o que você é, é o total de verdades que você vive, viveu ou viverá.

sábado, 20 de julho de 2013

A Ampulheta.


Quando adentramos na vida de alguém, é como se uma ampulheta fosse virada e o tempo começasse a se esvair.  Cada grãozinho de areia que passa pelo minúsculo portal é uma de suas ações pesando contra. A medida que se vive muitas ações afastam  as vidas ao redor.
Não estou dizendo que todos e qualquer tipo de relacionamento tenha um prazo, pois do mesmo modo que as ações ruins pesam, a cada uma boa se dá uma virada na ampulheta pra recuperar o tempo perdido.
Entretanto em algumas situações infelizmente devemos deixar o tempo correr e nele não se apegar, pois se apegando em algo que você sabe que é um tempo que se vai, vem um sofrimento e esse é inevitável.
Compreendo que talvez as coisas que acontecem, devem trazer um sentido e leva-lo a algum lugar. Também entendo que meus caminhos por mais que desejasse mudar ainda continua para Roma (ver texto publicado chamado “caminhos que levam ao lar” em 10/04/2013) como destino.
Todas minhas atitudes não foram inconsequentes, sei que por cada grão há um preço a pagar e eu estou sempre disposto.
Eu digo que na vida temos sorte se encontramos alguém e a ampulheta quebra fazendo essa pessoa se tornar eterna na sua vida. Não se desespere caso isso não aconteça quando você quiser, uma hora ira acontecer e será maravilhoso mas tudo depende do acaso.
Uma dica: liberte-se e viva. Não deixe de desfrutar as coisas que a vida lhe traz mesmo que o tempo da ampulheta passe depressa sempre haverá dois lados  e muitas oportunidades de virar ou adquirir novas experiências.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cuidado, eles podem estar ouvindo essa nossa conversa, e eu digo, eles odeiam que nós conversamos. Sim eu sei que a existência sem alguém  para compartilhar que seja uma ínfima conversa é insuportável, mas como disse ninguém mais pode saber o que estamos falando.
Diga a mim como você está. O que tem feito? Qual seu plano pra fugir dessa prisão? Pois, eu vou lhe contar algumas coisas sobre ela, pois a tanto tempo que estou aqui que conheço cada pedaço de parede dela e te digo: ela já foi uma prisão bonita. Mas os internos acabaram pixando e destruindo tudo que havia de belo por aqui. Havia plantas e animais que nem sequer você possa imaginar os formatos, lagartixas bem gigantes meu caro, mas isso não vem ao caso.
Sim sei que seu tempo de punição não chegará a ser longo, digamos que estimativas de 80 anos, sim parece ser tempo demais, mas acredite não é nem de longe o que já passei aqui. Vi inúmeras rebeliões acontecerem, em blocos isolados  ou na prisão inteira que foram 2 grandes rebeliões e dizem que o circo esta armado  para uma terceira. Entretanto vamos ao que interessa, você. Eles não querem que você converse e ame seu irmão de cela, eles odeiam quando você começa a pensar por sí só e entende que tudo aqui esta errado. Culpar o pedreiro que construiu? Não, isso é bobagem. Nem ao menos sabemos se existiu mesmo um pedreiro como eles pregam em um livro. O que posso dizer é estamos sendo vigiados. Não se preocupe comigo ainda estou pagando meu castigo por esses corredores escuros e sem esperança. Se preocupe com a “gerência”, eles sim farão de tudo pra que essa prisão se torne cada dia mais reclusa e catastrófica.

Quanto a mim, entenda eu descobri o segredo mas não posso te contar, é algo que tem de partir de você para conhecer, mas te digo uma coisa ao menos em meus sonhos, minha alma é livre.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma canção para minha mãe


fui carregado no teu amor
sei que as vezes lhe causei dor
um milagre acontecia
e me deste o dom da vida

me criou com paixão,
me ensinou a amar os meus irmãos
mostrou o que na vida tinha valor
me fez entender o que é o amor.

por uma doença foi acometida
pensei que iria perder minha mãe querida
e um milagre estava por vir
e hoje estou com você aqui

mãe eu te amo de coração
e pra você escrevi esta canção
cantarei para toda vida
pois te amo hoje e sempre oh mãe querida

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Os caminhos que levam ao Lar



Não adianta, está em mim. Por mais que eu ande meus passos sempre seguem o mesmo caminho, por mais que eu minta, a verdade grita por minha garganta, é isso e eu me sinto vivo assim.
Há dois ditados que representam bem isso, são ditados antigos e não lembro os autores dos mesmos. um diz: todos os caminhos levam a Roma. Entendo Roma como um lar seguro e o único objetivo para concluir o que esta fazendo. Com base nisso aparece o segundo ditado: Lar é aonde esta seu coração.
Logo em minha confusão creio que os dois se completam de tal maneira quanto o coração de dois amantes. e concluo que todos os caminhos me levam aonde esta o meu coração.
Eu andei por muitos outros caminhos, muitas cidades conheci, entretanto em todos esses anos meu coração continuava em Roma, e de lá nunca saiu.  
Pode parecer que esteja de fato enlouquecendo, mas vou explicar. 
Tudo isso se resume ao que entendo sobre o amor. Por mais que você tente fugir dele ele sempre te pega,  seja com a atual ou com a próxima. No meu caso, bem meu caso é diferente. 
Finalizando e sim deixando em entrelinhas algo importante, eu quero que saiba que todos os meus caminhos até hoje, por mais tortuosos que fossem me levaram até meu lar, que é minha Roma que é você

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Violão...



Vejo a vida como um violão.Cada uma das 20 escalas são o grau de intensidade de que como as coisas possam acontecer, algumas num "grave tom" outras em um "agudo" de alegria. Isso representada diversas vezes seus momentos, pois por mais parecidas sejam as coisas que acontecem rotineiramente em sua vida nunca sairá um "som" igual.
As cordas são pessoas, algumas que você precisa com frequência para levar a vida adiante e outras nem tanto utilizadas, mas em algum momento serão precisas e te darão a afinação que você necessita. Suas atitudes formam os acordes, porem  Só se aplica o que sabe quando os momentos(escalas), pessoas( cordas) e o que você os torna(acordes) viram notas. E a arte de viver se torna uma melodia e ao final de sua existência você será uma canção.